Task Descriptor: Analisar impacto mudança
Análise de impacto sobre mudanças no projeto.
Based on Method Task: Analisar impacto mudança
Relationships
Steps
Analisar o impacto
  1. Ao receber a solicitação o responsável deve alterar seu status para Em análise e indicar a data estimada para o término da análise de impacto. 
  2. Com base na Especificação de requisitos e Matriz de rastreabilidade ele deve avaliar os impactos da solicitação sobre os requisitos já implementados e que devem ser implementados no projeto. 
    • A Matriz de rastreabilidade deve ser utilizada como forma de consultar as relações entre Requisitos x Requisitos e Requisitos x Casos de uso.
    • A rastreabilidade entre Requisitos x Tarefas é obtida pelo número do Requisito informado no cadastro da tarefa na ferramenta Attask. 
    • A rastreabilidade dos artefatos de código fonte pode ser obtida com uma consulta no repositório de controle de versão Subversion, buscando nos comentários dos commits pelo código de referência da tarefa no Attask.
  3. Estimar o esforço de trabalho para atender a solicitação, em caso de alterações dos requisitos utilizar a Planilha de estimativa da Handcom. Os dados da estimativa devem ser mantidos na Aba de Estimativa Mudança da planilha de estimativa do projeto. 
  4. Registrar o impacto na ferramenta Attask informando o esforço de desenvolvimento no campo de Atualização de estado da demanda.
  5. Alterar o status da solicitação para Analisado. Assim a solicitação será submetida para aprovação do Gerente de Projetos.
Revisar requisitos de mudança
  1. Caso a solicitação de mudança gere um novo requisito o mesmo deverá ser revisado por meio do Checklist de revisão de requisitos de mudança .
Preencher Documento de Solicitação de Mudança

OBS: O Documento de Solicitação de mudança deve ser utilizado quando for identificado mudança referente a requisitos do projeto, caso contrario as descrições da mudança devem ser inseridas no Attask . 

  1. Preencher Documento de Solicitação de mudança:
    1. Listar os itens de configuração afetados;
    2. Requisitos alterados ou novos, com suas respectivas descrições de mudanças
    3. Listar especificções técnicas e estimativas de tamanho, esforço e cronograma das mudanças
    4. Listar requisitos fora do escopo (não serão realizados)
  2. Encaminhar para o Gerente Comercial realizar o orçamento, caso seja necessário
  3. Encaminhar para a análise de viabilidade

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